Confraria do Escritor encerra o ano com série de atividades no Museu de Arte de Joinville neste sábado

Evento integra atividades de movimento em defesa dos jardins do museu.

 

Por João Batista*

A confraternização de fim de ano da Confraria do Escritor será neste sábado, dia 9/12, no jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ). O encontro vai integrar o movimento artístico pelo bom uso e manutenção dos espaços externos do museu. Os jardins da unidade correm o risco de serem cercados após reclamações de vizinhos contra casos de insegurança registrados no local.

Confraternização vai marcar mais um ano de atividades da Confraria em Joinville e apoiar a iniciativa pelo resgate dos jardins do museu como espaço cultural (Crédito: Divulgação)

A programação começa às 9 horas e vai até o meio-dia, com diversas atividades para fortalecer o vínculo da comunidade e dos artistas com o MAJ (a programação continua depois por parte da Prefeitura – confira mais abaixo). A Confraria do Escritor vai promover um varal poético com textos dos escritores que poderão ser, além de lidos, retirados pelos leitores ao final do evento. Haverá ainda um sarau literário com apresentação de textos, piquenique e amigo secreto da hora, cuja participação é livre e os interessados devem levar um presente a ser entregue no momento.

A confraternização vai marcar mais um ano de atividades da Confraria em Joinville e apoiar a iniciativa pelo resgate dos jardins do museu como espaço cultural. Outros grupos marcarão presença e outras manifestações artísticas também estarão representadas na programação. Estão previstas atividades como pinturas ao vivo, pernas de pau, contação de histórias, distribuição de poemas escritos na hora e música ao vivo. Serão oferecidos suco, cuca e doces aos participantes.

“Será um evento em nome do amor, da arte, da manutenção dos espaços pois, como artistas, precisamos fazer a nossa parte”, diz o escritor Marinaldo de Silva e Silva, um dos organizadores do movimento.

Até as 18 horas

A programação da Confraria do Escritor encerra-se ao meio-dia, mas a Prefeitura informa que o jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ) terá atividades até as 18 horas deste sábado.

“Excepcionalmente neste sábado, o Museu de Arte de Joinville terá seu horário de atendimento ampliado, acompanhando o evento cultural. O MAJ é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita”, informa a Secretaria de Comunicação.

“Durante este período, o público poderá assistir a apresentações de música, declamação de poesias, contação de histórias e produção de pinturas. A sugestão especial é aproveitar o belo cenário para fazer um piquenique em família ou com os amigos”, acrescenta o texto.

O Museu de Arte de Joinville está localizado na rua 15 de Novembro, 1,400, no bairro América.

 

*Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *