Escola Bolshoi no Brasil comemora 18 anos com espetáculos nesta semana

 

Apresentação de gala realizada em 2017, no aniversário de 17 anos da Escola Bolshoi no Brasil (Crédito: Cleber Gomes / Divulgação)

 

Em março, a Escola Bolshoi comemora 18 anos de desenvolvimento na difusão cultural da dança e da metodologia do balé clássico russo. Para celebrar a data, a Escola preparou dois espetáculos de Gala para os dias 14 e 15 de março, às 20h, no Teatro Juarez Machado.

Cerca de 130 alunos e bailarinos da Cia. Jovem estão envolvidos nas apresentações. Um misto de técnica, virtuosidade e leveza promete encantar o público. Ao final, os 50 calouros sobem ao palco para o seu batismo à arte e uma grande reverência à plateia.

Os ingressos para as apresentações de Gala já estão sendo vendidos na recepção da Escola Bolshoi por R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada) e no site  www.ticketcentercom.br  Para mais informações: (47) 3422-4070.

Formação de plateia

A Escola Bolshoi realiza no dia 15 de março, às 15h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC, o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”, voltado a crianças da rede pública de Joinville, idosos e instituições sociais. Para participar é necessário agendamento prévio com a Escola Bolshoi.

A formação de plateia é a preparação para o espetáculo. O bailarino e o professor aproveitam esse momento para conhecer e fazer as adaptações para o palco, arrumando as posições coreográficas e todos os detalhes técnicos e artísticos como figurinos e adereços. O público, por meio desses estímulos e reflexões, se familiariza com a linguagem cênica.

Esse espetáculo abre a temporada 2018 do Projeto Bolshoi para Joinville e conta com o patrocínio cultural do Simdec – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura da Fundação Cultural de Joinville (Simdec).

Bolshoi Brasil

Em 2018, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil comemora o resultado do trabalho desenvolvido nestes 18 anos de história, tornando-se referência da dança no país do futebol, disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. A Escola Bolshoi se orgulha pelos 72% de alunos formados na instituição que atuam na área da dança pelos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do país para o mundo. A Escola recebeu, neste inicio do ano letivo, 228 alunos, oriundos de 22 estados brasileiros e outros 3 países. Desde 2012, a instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos dos cursos técnicos profissionalizantes.

Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental. A ausência de boas notas leva à perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A Escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, mantida pelos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal.

(Fonte:  Albenize Ballen Bueno / Coordenadora de Comunicação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *