Feira do Livro 2018 – Jovens Autores farão sessão de autógrafos nesta quinta-feira

A 15ª Feira do Livro de Joinville movimenta o Complexo do Centreventos até 17 de junho, e a Câmara de Vereadores realizará uma sessão de autógrafos com os estudantes premiados no concurso de redação e desenho “Jovem Autor” nesta quinta-feira, 14 de junho, em seu estande. Os autores irão se revezar para autografar o livreto que compila os trabalhos vencedores de 2017. Quem passar por lá também poderá receber a publicação.

Estudantes vão autografar o livreto que compila os trabalhos vencedores de 2017 (Crédito: Sabrina Seibel / Divulgação Câmara de Vereadores)

“É tão importante e prazeroso ver o envolvimento das nossas crianças com a leitura. Afinal, esse foi um dos principais motivos que nos levaram a criar o projeto”, afirma Rodrigo Fachini, idealizador do concurso de redação e desenho Prêmio Jovem Autor.

Exposições de trabalhos apresentados no Prêmio Jovem Autor realizadas na Câmara de Vereadores (Créditos: Sabrina Seibel / Divulgação Câmara de Vereadores)

O Jovem Autor está na quarta edição e já impactou mais de 50 mil crianças. O concurso desafia a comunidade escolar a refletir sobre importantes temas, tendo como objetivo contribuir para a construção do pensar crítico, que é desenvolvido por meio do debate no ambiente escolar, levando o aluno a construir, experimentar e externalizar ideias e propostas sobre matérias relevantes para a construção e transformação de uma sociedade justa e igualitária.

Categorias

O Prêmio Jovem Autor tem cinco categorias: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião. Desenho é para os alunos dos primeiro, segundo e terceiro anos do fundamental. Carta é para os alunos dos quarto e quinto anos do fundamental. Poema, para o sexto e o sétimo anos. Crônica, oitavo e nono anos. Já a categoria Artigo de Opinião destina-se aos alunos de quaisquer anos do ensino médio. O Prêmio Jovem Autor foi lançado pela Câmara de Vereadores de Joinville em 2015, sendo instituído pela Resolução nº 14/2013.

As quatro edições

1ª edição – 2015
Foram 10.937 trabalhos inscritos na etapa escolar, de 90 escolas participantes.
Tema: “Ação Política, uma Responsabilidade Social”, com o subtema “Sustentabilidade: Qual a Minha Contribuição Para Tornar o Meu Bairro Melhor”.

2ª edição – 2016
Foram 10.086 trabalhos de 57 escolas inscritas.
Tema: “O uso consciente da energia para preservar o planeta”.

3ª edição – 2017
Mais de 20 mil trabalhos inscritos, de 92 escolas participantes.
Tema: “Cidadania não em idade”.

4ª edição – 2018
Mais de 11 mil estudantes inscritos, de 86 escolas.
Tema: “Democracia representativa: escolher é escrever a história”.

 

(Por: Assessoria de Imprensa do vereador Rodrigo Fachini)

1 Comentário

  1. Roland Ristow Júnior disse:

    Jovem autor. Um sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *