“Felicidade é algo que se pratica”, afirma Tal Ben-Shahar

Professor fala para mais de mil pessoas, durante a abertura do Global Access Through
Educatione, e defende a empatia como o pilar da sociedade.

 

O que é realmente necessário para uma comunidade florescer? Este foi o fio condutor da palestra do professor PhD Tal Ben-Shahar, que abriu a 3º edição do G.A.T.E. (Global Access Through Education), evento de educação internacional que ocorre no JK Iguatemi até este domingo, 16 de setembro.

O professor, que tem o recorde da aula mais assistida da história de Harvard, reuniu mais de mil pessoas interessadas em ouvir sobre a ciência da felicidade. Com um novo olhar sobre temas como redes sociais, estresse e gratidão, ele destacou os principais achados de suas pesquisas que contribuem para uma vida equilibrada.

“Quando você lê um livro sobre Mozart, você não vai aprender a tocar piano melhor, você precisa praticar, assim como tênis, futebol. E é assim com a felicidade. É importante praticar, investir nisso. Por exemplo, se exercitar regularmente, usar o tempo de forma qualitativa, com pessoas que você gosta, mas não com o fone no ouvido ou no computador com a pessoa ao lado, e sim estar de verdade com um amigo. Ou, ainda, talvez toda noite, agradecer pelas coisas na vida. Assim, introduzindo pequenas práticas, mas de forma regular e consistente, encontramos a felicidade”, explica Ben-Shahar.

Tal Ben-Shahar: “O verdadeiro inimigo da felicidade e do bem-estar é a falta de recuperação, aquele momento em que você relaxa, escuta uma música, respira mais profundamente, medita, viaja etc.” (Foto: Divulgação)

Um dos momentos mais disruptivos das pesquisas apresentadas pelo doutor em Psicologia foi quando abordou como lidar com os sentimentos ruins. Segundo ele, reprimir esse tipo de emoção só faz com que ele cresça. “O ideal é sentir e deixar que uma solução aqui apareça. O estresse, se olhado de uma nova perspectiva, pode não ser um problema, por exemplo. O verdadeiro inimigo da felicidade e do bem-estar é a falta de recuperação, aquele momento em que você relaxa, escuta uma música, respira mais profundamente, medita, viaja etc. Pelo fato de vivermos muitas coisas e recebermos muitas informações ao mesmo tempo, nós mesmos desenvolvemos o estresse. Mas com a devida recuperação, isso pode virar aprendizado para sermos mais resilientes e criativos”, aponta o professor.

Com apresentação da professora de História e Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e Princeton University Lilia Schwarcz, que também moderou as perguntas na parte final da palestra, o talk abordou temas atuais, como o mundo digital. Ben-Shahar foi questionado se as redes sociais podem atrapalhar a felicidade. “As redes não são vilãs se bem usadas, mas deve existir um equilíbrio nesse uso. Uma criança que passa mais de sete horas em uma tela, por exemplo, tem dificuldades de gerar empatia. E empatia se desenvolve com convivência, ela é o pilar da sociedade”, destaca o palestrante.

SERVIÇO:

G.A.T.E. – Global Access Through Education

Datas e horários:

15 e 16 de setembro de 2018

15| Sábado – 10h30 às 20h (JK Iguatemi e Unibes Cultural)

16| Domingo – 11h às 20h (JK Iguatemi)

Locais: Shopping JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – 3º piso) e Espaço Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500)

Acesso gratuito ao evento, workshops e palestras

Inscrições: www.gatebr.com

Sobre o G.A.T.E.

G.A.T.E. (Global Access Through Education) é um evento que tem como iniciativa reunir palestrantes, professores e expositores das principais instituições de ensino do mundo para compartilhar conteúdo genuíno e relevante sobre educação internacional, trazendo novas perspectivas sobre o desenvolvimento pessoal e profissional aos brasileiros.

O evento tem patrocínio do JK Iguatemi, STB – Student Travel Bureau, Klabin, Omint Seguros e Claudia/Editora Abril, e apoio da Unibes Cultural, Belas Artes, Education USA, Edu Canada, Escola Concept, Gol Linhas Aéreas e Delta Air Lines, Great Britain Campaign, New Zealand Education, Osklen e Vivo. Para mais informações:

Site – www.gatebr.com

Instagram – @gate.br

Facebook – www.facebook.com/gatebr.education/

 

 

(Por Carina Curado / carina.curado@tmkrs.co)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *