Instituto Internacional Juarez Machado inaugura novo espaço neste sábado, com intensa programação cultural para a comunidade

O número 994 da rua Lages, endereço icônico de Joinville, ganhará mais um atrativo neste sábado, 17 de março, às 11h. Nesta data será inaugurado o novo pavilhão do Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM). O principal destaque do espaço fica por conta das 100 pinturas especialmente selecionadas pelo próprio artista para a exposição “Juarez Machado dos 11 aos 77”, que chegaram a Joinville nesta semana. “As obras representam as diversas fases de sua carreira, começando pelo primeiro quadro pintado a óleo aos 11”, explica Melina Mosimann, diretora administrativa do IIJM.

Juarez aproveitou dezenas de sacos para vômito oferecidos em aviões para compor uma série de obras, que estão expostas no novo espaço (Créditos: Albertina Camilo)

 

No novo pavilhão haverá, também, uma cafeteria, biblioteca artística e a reserva técnica. A estrutura terá a acessibilidade necessária e a mudança da boutique para o local. O outro pavilhão ficará com a missão de receber quatro exposições por ano, com dois meses e meio de duração cada, reafirmando a posição do instituto como um ponto de convergência para a arte, que já recebeu 22 mostras desde a abertura. Além disso, tem novidade prevista para a casa antiga: um atelier cenográfico montado no piso térreo, junto à Administração.

 

Novo pavilhão terá também cafeteria, biblioteca artística e reserva técnica (Crédito: Queila Madeira / Divulgação)

 

 

Juarez Machado completa 77 anos nesta sexta-feira, 16 de março (Crédito: Divulgação)

O público terá a oportunidade de conferir tudo isso em um evento gratuito, quando haverá o fechamento da rua Lages naquela quadra. O dia 17 foi o escolhido para marcar o novo ciclo, pois sucede as comemorações dos 77 anos de Juarez, a serem completados na véspera.

 

 

Instituto abriga parte do acervo e memórias do artista; foi inaugurado em 25 de novembro de 2014, quando Leonora Busch Machado, mãe de Juarez, completaria 98 anos (Crédito: Queila Madeira / Divulgação)

O IIJM é uma entidade privada, sem fins lucrativos, implantada com recursos próprios do artista e apoio de parceiros. O espaço cultural abriga parte do acervo e memórias do artista. Foi inaugurado em 25 de novembro de 2014, quando Leonora Busch Machado, a mãe de Juarez, completaria 98 anos. Está situado no mesmo local que serviu como moradia da família Machado nos anos 60. Informações: 47 3033-3036 ou contato@institutojuarezmachado.com.br.

Confira as atrações do sarau cultural para a inauguração dos
novos espaços do Instituto Internacional Juarez Machado

12h30
Rogério Amâncio
, 39 anos, é terapeuta ocupacional e professor de musicalização infantil. Em 2013, gravou o CD infantil “Vamos ser Criança”, com dez músicas de composições próprias e outros clássicos do gênero. A obra foi lançada no teatro do Sesc. Neste ano, pretende lançar seu musical infantil.

13h
Banda Infantil Arte Maior Escola de Música é formada por crianças da escola joinvilense Arte Maior, que nasceu em 1988 com a proposta de oferecer uma nova maneira de ensinar música.

13h30
Leitura de obras do escritor e jornalista Joel Gehlen, inéditas e baseada nas obras de Juarez Machado; de Rodrigo Domingos; da escritora Rita de Cássia Alves; e de Edmundo Alberto Steffen.

14h
Acústico com Augusto Farias Klug, que tem 24 anos e, no ano passado, lançou o projeto “Músicas para um Fim de Tarde”. São canções de autoria própria, nas quais fala sobre coisas do cotidiano, de relacionamentos e sobre sentimentos como amor e saudade.

14h30
Acústico com a cantora e compositora Vic França, de 21 anos, com um repertório composto por gêneros como rock, jazz e blues. A apresentação no sarau será a estreia de Vic em carreira solo.

15h
A banda joinvilense Bendito Bem é formada por Fabio Rivero, Julio Cesar Schwochow, André Cidral, Jeancarlo Reeck e Kimberly Neves. Em 2017, lançou seu primeiro EP intitulado “Quiproquó”, com produção de Gustavo Breier no Bend Studio.

SERVIÇO 1
O quê: inauguração do novo pavilhão do Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM).
Quando: 17 de março, às 11h.
Onde: rua Lages, 994, América, Joinville.
Quanto: gratuito.

SERVIÇO 2
O quê: sarau cultural para a inauguração dos novos espaços do Instituto Internacional Juarez Machado.
Onde:
 palco montado em frente ao Instituto Internacional Juarez Machado, que fica na rua Lages, 994, América, Joinville.
Quando: 17 de março, das 12h30 às 15h30.
Curadoria artística: Rodrigo Domingos.

 

(Por Michelle Castro / Jornalista / EDM Logos)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *