Joinville dá largada à 27ª Olimpíada da Terceira Idade, com 300 participantes

Durante dez dias, de 13 a 23 de agosto, mais de 300 homens e mulheres de Joinville participam da  27ª Olímpiada da Terceira Idade. Eles disputam jogos de mesa como canastra e truco, dança de salão, tênis de mesa e jogos de salão como basquete, vôlei, futebol e handebol.

A competição, organizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte), é destinada a pessoas com mais de 55 anos e reúne representando dez grupos de idosos. A proposta é oferecer um intercâmbio sociocultural e esportivo, incentivando a participação dos idosos de forma ativa na sociedade e criando uma opção de lazer e recreação.

 

A abertura solene foi realizada na tarde desta sexta-feira, 10 de agosto, no Ginásio de Esportes Abel Schulz, com desfile das delegações e acendimento da pira olímpica por um dos mais longevos e famosos esportistas amadores de Joinville, o ex-jogador de basquete Mima, ou Nelson Eisenhut, de 83

anos (foto ao lado).

“É uma alegria intensa conduzir a tocha e acender a pira, depois de ter jogado uma partida histórica na inauguração deste ginásio Abel Schulz”, relembrou Mina, que jogou naquela quadra no centenário de Joinville, em 1951.

Abertura ocorreu nesta sexta-feira; os jogos começam na segunda-feira, 13 de agosto, em diversos locais

A exemplo de Mima, muitos na faixa etária dos 80 anos, em todos os dias da olimpíada são esperados 300 participantes em cinco locais de disputas – Centro de Convenções Edmundo Doubrawa, Ginário Mário Timm, Ginásio Ivo Varella, Associação Joinvilense de Tênis de Mesa e Sociedade Glória.

O secretário de Esportes, Amarildo João, dirigiu-se aos participantes como exemplo para a juventude e fonte de inspiração para outros que devem participar dos jogos. “Certamente, muitos irão se inspirar em vocês para termos um número ainda maior no ano que vem”, afirmou o secretário.

O vice-prefeito Nelson Coelho aproveitou a proposta e lançou um desafio. “Que cada um dos presentes traga pelo menos mais uma pessoa no ano que vem. Que levem essa alegria e empolgação para suas famílias e para a comunidade. Nada de depressão e sedentarismo. Temos que multiplicar essa alegria”.

Realizada a abertura, os jogos efetivamente começam na segunda-feira, 13 de agosto, no Centro de Convenções Edmundo Doubrawa (ao lado do Centreventos), com jogos de mesa.

Saiba mais:

Período dos jogos: 13 a 23 de agosto

Locais de competição: Treinamento Ivo Varella, Ginásio Mario Timm, Associação Joinvilense de Tênis de Mesa, Sociedade Glória e Centro de Convenções Edmundo Doubrawa.

Modalidades em disputa: canastra, dominó, truco, general, bocha dupla, argola, dança de salão, dança coreografada, truco, general, tênis de mesa, vôlei adaptado, peteca e jogos olímpicos (circuito de vôlei, futebol, handebol e basquetebol)

Grupos Participantes: Sociedade Alvorada, Associação Beneficente Evangélica de Joinville (ABEJ), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ), Arco Íris, Arena, Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), Imaculada Conceição, Saber Viver, Sesc e São João Batista.

 

(Por Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville. Fotos: Secom Joinville)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *