O que fazer em tempos de incertezas?

Por Irene Azevedo*

Talvez a pergunta devesse ser: o que fazer hoje com a minha carreira? Uma vez que o cenário atual é repleto de incertezas, pois mudanças que sempre ocorreram hoje acontecem em ritmo exponencial, já que estamos todos interligados. Metaforicamente, digo que um espirro na China afeta o mundo inteiro.

Nessa realidade, primeiro olhe um futuro próximo e faça uma análise bem profunda do que será necessário para se manter competitivo. Além disso, é importante que tal futuro seja revisitado a cada ano, como em um ciclo virtuoso, e não vicioso, que não terá fim. Afinal, as mudanças sempre retroalimentam o desenho do futuro. Agora, você deve se perguntar: e depois, o que faço?

Antes da ação será necessário fazer uma análise se, para este futuro que você desenhou, suas competências farão sentido ou será preciso desenvolver algo a mais. Provavelmente, você terá que desenvolver algo, seja em termos de novos conhecimentos ou, eventualmente, de novos comportamentos. Afinal, o que temos no presente não nos garantirá sucesso no futuro!

A partir daí, é hora de trabalhar nas áreas de oportunidades. Reavalie os resultados constantemente e faça outra vez uma análise do futuro projetado. Caso seja necessário, altere sua rota, adquira novas habilidades e comportamentos.

O ciclo virtuoso continua: futuro determinando competências necessárias, você desenvolvendo-as, olhando o futuro de novo, para as novas competências requeridas e as desenvolvendo, voltando ao futuro outra vez e começando novos ciclos constantemente, sem fim.

Cansado? Não fique! Pois, em tempos de incerteza, o que você não pode fazer é ficar preso nos sucessos e insucessos do presente, desanimar e ficar parado. Caminhe, continue a se aperfeiçoar e terá um futuro maravilhoso esperando por você.

 

 
*Irene Azevedo é Diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança/América Latina da consultoria Lee Hecht Harrison (LHH), que tem unidade em Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *