Semeador chega aos 15 anos. Ingressos para a comemoração, em São Bento do Sul, estão à venda

Por Donald Malschitzky*

Embora bem mais raros, ainda existem bailes de debutantes, uma espécie de rito de passagem das meninas que fazem 15 anos e são oficialmente apresentadas à sociedade.  O Semeador, evento beneficente de poesia e música que acontece anualmente em São Bento do Sul, se fosse para seguir os costumes, estaria debutando neste dia 18 de abril, mas, embora sem essa intenção, já nasceu “acontecendo” há 15 anos, no Centro Cultural Genésio Tureck, com 14 artistas que pretendiam apenas fazer um evento de valorização e semeadura da arte.

Por uma questão de logística, pois passou a faltar espaço para o público, que aumentou exponencialmente nesta década e meia, passou a ser realizado na Sociedade Desportiva Bandeirantes, sempre de casa e palco cheios, pois os iniciais 14 artistas aumentaram para mais de 40 e o público quase dobrou.

A partir da terceira edição, passou-se a adotar um tema para cada ano, e para este décimo-quinto aniversário foi escolhido “alegria”. Há poucos meses, as notas e as melodias do Semeador se tornaram tristes: Reinaldo Voltolini, um dos “Quixotes” do evento, juntamente com Ivana Lampe e Donald Malschitzky, não resistiu ao câncer que julgava estar vencendo.

Cogitou-se repensar o tema, mas a ideia foi imediatamente rechaçada, pois Voltolini participou de sua escolha e já manifestara o desejo de que qualquer homenagem que lhe fosse feita teria que ter a música e a alegria como principais características. Permaneceu a alegria como a maior homenagem que se pode fazer a um artista.

Em 15 anos de Semeador, os iniciais 14 artistas aumentaram para mais de 40 e o público quase dobrou (Créditos: Divulgação)

 

Reinaldo Voltolini (à esq.), um dos idealizadores do Semeador, e Donald Malschitzky, em uma das edições do evento

O repertório, como sempre acontece, é dos mais variados, tanto em poemas quanto em músicas cantadas ou instrumentais. Vários trabalhos autorais, dos próprios artistas e de autores locais, além de autores consagrados como Charles Chaplin, Mário Quintana, Lulu Santos, Carpinejar, Sivuca, Gilberto Gil, Chico Buarque, Tião Carrero e Pardinho, Raulzito Barbosa, Gonzaguinha, Lorenzo Barcelata de Vera Cruz e muitos outros, darão o tom do evento.

A entidade beneficiada será o Clube Soroptimista Internacional São Bento do Sul e, como sempre, os artistas doarão inteiramente seus cachês. Iniciará pontualmente às 20 horas do dia 18 de abril, na Sociedade Desportiva Bandeirantes. O ingresso está à venda por R$ 25,00, podendo ser adquirido no local, havendo cadeiras vagas.

Chocolate com Baunilha Sorveteria, no Shopping Zipperer, Banca Gibi e Escola de Música Donaldo Ritzmann, Sorpotimistas, Cacau Show e artistas vendem ingressos antecipadamente.

SERVIÇO:

O quê: O Semeador – show de poesia e música

Onde: Sociedade Desportiva Bandeirantes, em São Bento do Sul

Quando: dia 18 de abril, quarta-feira, às 20 h

Quanto: R$ 25,00

Ingressos: no local ou Chocolate com Baunilha Sorveteria, no Shopping Zipperer, Banca Gibi e Escola de Música Donaldo Ritzmann, Casau Show, Sorpotimistas e artistas.

                                                                         

*Escritor

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *