Escritor mineiro José Santos leva narrativas de Portugal para crianças e jovens na Feira do Livro



O poeta e pesquisador da cultura e da literatura portuguesa José Santos é convidado da Feira do Livro de Joinville. O escritor mineiro, que tem como tema as aproximações entre Brasil e Portugal, é diretor do Museu da Pessoa e autor, entre outros, de “Memórias de Brasileiros – uma história em cada canto”. O acesso à Feira, que ocorre no Complexo do Centreventos Cau Hansen, é gratuito.

José Santos participa da Feira nesta segunda-feira (10/6). Na programação, tem um encontro com crianças de sete a nove anos, às 10h, no espaço Alfredo Salfer, para fazer “Brincadeiras com rimas”. Depois, às 15h, vai ao Palco Principal para falar sobre “Minhas histórias de Portugal”. A sessão de autógrafos está marcada para as 11h e 16h.

Recém-chegado de Óbidos, cidade portuguesa que atrai escritores de vários países nas chamadas “residências literárias”, Santos andou por várias cidades de Minas, até se fixar em São Paulo, em 1991. No momento, ele organiza “Memórias da literatura infanto-juvenil” e também é o organizador da exposição sobre Portugal, a ser realizada ainda em 2019 pelo Sesc, em São Paulo. “Viagem às terras de Portugal”, “Rimas da floresta”, “Maluquices musicais e outros poemas”, “Crianças do Brasil: suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos” são algumas de suas obras, publicadas pela Peirópolis.

Graduado em Comunicação e pós-graduado em Jornalismo Latino-Americano, o escritor já publicou 15 livros, com uma tiragem de 350 mil exemplares. Seus títulos já estiveram no catálogo da Bologna Children’s Books Fair, a mais importante do gênero infanto-juvenil. Além disso, seus textos também já foram recomendados pelo Ministério da Educação para fazer parte do Programa Nacional Biblioteca na Escola, em projetos com ilustradores c como Alcy, Laurabeatriz, Girotto, Guazzelli, Jô Oliveira e Eliardo França.

Sobre a Feira do Livro

A Feira do Livro de Joinville é uma realização do Instituto da Cultura e Educação, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Eletrobras/Eletrosul e Governo Federal. Tem o patrocínio da Celesc, Philco, Britânia, Neogrid,Univille, Unisociesc, Católica de Santa Catarina, Fiesc, Colégio Bonja, Sicoob São Miguel, Ciser, Educação Adventista, Ambiental, Acredicoop, Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Döhler.

Apoio Cultural do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Governo dos Açores e Embaixada de Portugal. Apoio Institucional da Associação Brasileira de Recursos Humanos deJoinville (ABRHSC), NSC TV, Join.Valle, Enjoy Events e Sesc.

(Com informações da Santa Cultura Comunicação. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *