5º Encontro Catarinense de Escritores, nos dias 24 e 25 próximos, vai debater literatura de viagem

Navegador e escritor Amyr Klink será uma das atrações do evento, que ocorre nos dias 24 e 25 de novembro.

 

A literatura de viagem vai ser o centro dos debates e palestras da 5ª edição do Encontro Catarinense de Escritores. O evento, promovido pela Associação das Letras, ocorre nos dias 24 e 25 de novembro, na Acij (Associação Empresarial de Joinville), em Joinville. Entre as atrações da programação está o navegador e escritor Amyr Klink, primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul em um barco a remo, em 1984. A aventura está narrada em um de seus livros, “Cem dias entre céu e mar”.

Navegador e escritor Amyr Klink participará de encontro em Joinville (Crédito: Divulgação)

Klink fará a palestra de abertura do encontro, no dia 24, às 19h, dando início às discussões do tema “Além do Bojador – Literatura de Viagem e Aventura”. O escritor vai falar sobre suas expedições marítimas que culminaram em experiências literárias e publicações de sucesso. A programação se estende durante o sábado, dia 25, com palestras, debates, lançamentos de livros e apresentações culturais com artistas e autores convidados.

Entre os destaques está o casal catarinense Roy Rudnick e Michelle Weiss, de São Bento do Sul, autores do livro “Mundo por Terra – Uma Fascinante Volta ao Mundo de Carro”. Eles vão contar sobre as aventuras narradas na obra e as experiências com a nova expedição Latitude 70. Joinville será a última parada dos viajantes-escritores na segunda viagem de volta ao mundo, iniciada em 2014.

Ainda na manhã de sábado, o professor, tradutor e doutor em literatura da Universidade Federal de Rondônia, Miguel Nenevé, natural de Campo Alegre, palestra sobre as trocas culturais e o conhecimento do mundo a partir da literatura de viagem. Em seguida, o escritor Charles Zimmermann, de Jaraguá do Sul, autor de “Travessia” e outros livros de viagem, relata sua mais recente aventura, uma expedição de bicicleta pelo continente asiático.

À tarde, a programação segue com a participação do consultor Jonas Tilp, ex-diretor do Perini Business Park, abordando a organização de viagens, e do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, em palestra sobre o cenário da cultura em Santa Catarina. O evento se encerra com um debate sobre a importância das entidades literárias, com representantes de academias de letras e grupos literários.

Durante o encontro, os escritores terão espaço para divulgação de suas obras. Os participantes também poderão conferir apresentações culturais nos intervalos das palestras. Entre os artistas confirmados estão integrantes do Conservatório Belas Artes de Joinville, o músico e compositor Ricardo Ledoux e a cantora Jaanai Silva. Os interessados em participar do evento precisam fazer a inscrição gratuita pelo site da Associação das Letras (www.associacaodasletras.com.br). As vagas são limitadas. Confira abaixo a programação completa.

 

SERVIÇO:

O quê: 5º Encontro Catarinense de Escritores, da Associação das Letras

Quando: dias 24 e 25 de novembro, na Acij (av. Aluísio Pires Condeixa, 2550, Saguaçu)

Tema: “Além do Bojador – Literatura de Viagem e Aventura”

Quanto: inscrições gratuitas

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 24, sexta-feira:

18h – Recepção e credenciamento

19h – Palestra de abertura “Além do bojador – muito mais aventuras e minha experiência literária”, com Amyr Klink

 

Dia 25, sábado:

7h30 – Café da manhã

8h15 – Palestras

“Mundo por Terra”, com Roy Rudnick e Michelle Weiss

“Literatura de viagem: trocas culturais, visões e revisões”, com Miguel Nenevé

“O mundo em duas rodas e muitos desafios”, com Charles Zimmermann

12h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Palestras

“Eu e minha mochila – leve pouco e compartilhe tudo”, com Jonas Tilp

“O cenário da cultura catarinense e suas perspectivas”, com Rodolfo Joaquim Pinto da Luz

15h30 – Debate “O papel das academias e outras entidades literárias no desenvolvimento da literatura”, com membros da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Academia Catarinense de Letras, Academia Joinvilense de Letras, Fundação Catarinense de Cultura, Associação das Letras de Joinville e Confraria do Escritor.

18h – Encerramento

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfweXRAU7ALEvA76jWkS5oRbep1_K5jLuDke4NOYR7vZUIBJA/viewform?c=0&w=1

 

Mais informações:

www.associacaodasletras.com.br

facebook.com/associacaodasletras

 

(Por João Batista, jornalista)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *