Atividades alertam para a necessidade de desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades sociais em Joinville

Projeto Rota das ODS integra os preparativos para o Caminhão Conhecendo os ODS 2019 e contará com pintura temática na praça da Bandeira, nesta quinta, 6 de junho. Atividades chamam a atenção para a necessidade de desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades sociais.

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) e várias instituições de Joinville integram o projeto nacional para divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015, e que é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Para marcar a Semana do Meio Ambiente, a partir do dia 2 de junho será realizado o Projeto Rota das ODS, um caminho que incluirá 17 praças de Joinville, com a intenção de divulgar os ODS. A Rota das ODS integra os preparativos para a chegada projeto Caminhão Conhecendo os ODS, que será realizado em 6 de julho, na praça do Mercado Municipal. O projeto é realizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation.

Em Joinville, 17 locais irão receber uma pintura temática sobre cada um dos ODS. O Impar é responsável pela ODS 10, que trata da redução das desigualdades sociais, e terá como ponto de pintura a praça da Bandeira, ao lado do Terminal Urbano do Centro. A ação será realizada nesta quinta-feira, 6 de junho, a partir das 14 horas e contará com a coordenação do professor de Artes Visuais José Mauro Silva e da produtora cultural Iraci Seefeldt, e a participação dos integrantes da Oficina de Teatro do SOIS e de alunos e familiares do Laboratório de Teatro do Naipe, todos participantes do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, do Impar.

“Estamos conectados com o movimento nacional e internacional do desenvolvimento sustentável. O nosso trabalho, na prática, é voltado para a redução das desigualdades sociais, mas a arte e a terapia ocupacional também estão dentro de várias outras ODS”, explica Iraci Seefeldt, coordenadora executiva do Programa Arte para Todos e diretora do IMPAR.

Saiba mais:

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem a Agenda Global 230 para o desenvolvimento sustentável, adotada em setembro de 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas. São, no total, 17 objetivos e 169 metas que integram uma agenda ainda mais ambiciosa e desafiadora que a dos ODM, fundamentada nos três elementos interligados do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Os ODS são parte da Agenda 2030, e requerem um olhar integrado, o estabelecimento de compromissos, o investimento de recursos, amplo monitoramento, bem com uma atuação interdependente dos setores da sociedade. Em vigor desde 1º de janeiro de 2016, os ODS devem ser cumpridos até 31 de dezembro de 2030.

O Caminhão Conhecendo os ODS 2019 passará pelas cidades de Joinville (SC), Rio Claro (SP) e Manaus (AM) desenvolvendo um circuito de atividades com as temáticas ODS.

Os ODS:

1.      Erradicação da pobreza

2.      Fome zero

3.      Boa saúde e bem-estar

4.      Educação de qualidade

5.      Igualdade de gênero

6.      Água limpa e saneamento

7.      Energia acessível limpa

8.      Emprego digno e crescimento econômico

9.      Indústria, inovação e infraestrutura

10.  Redução das desigualdades

11.  Cidades e comunidades sustentáveis

12.  Consumo e produção responsáveis

13.  Combate às alterações climáticas

14.  Vida debaixo d’água

15.  Vida terrestre

16.  Paz, justiça e instituições fortes

17.  Parcerias em prol de metas

Fonte: http://ntics.com.br/caminhaoods/caminhao-conhecendo-os-ods/

Serviço:

Caminhão Conhecendo os ODS 2019 – Projeto Roda da ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Pintura Temática ODS 10, com o IMPAR

Quando – 6 de junho, a partir das 14h

Onde – Praça da Bandeira, Centro – ao lado do Terminal Central Urbano

Aberto ao público

(Por Maria Cristina Dias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *