Cinco motivos para visitar a Feira do Livro de Joinville

Por jornalista Patrícia Gaglioti
Equipe Fazer Aqui

Começou a Feira do Livro de Joinville de 2019. O evento vai de 7 a 16 de junho e oferece ao público mais de 150 atrações em sua programação, durante dez dias. A Feira do Livro ocorre no Centreventos Cau Hansen e a entrada é gratuita.

O Fazer Aqui listou pelo menos cinco motivos para você participar do evento neste ano. Confira!


1.  Conhecer escritores nacionais e internacionais

A edição 2019 da Feira do Livro traz novamente a Joinville escritores nacionais e internacionais. São eles:

Mafalda Milhões – Ilustradora, autora e editora portuguesa. Em 2014, um de seus trabalhos foi eleito como a melhor ilustração de livro de receitas no “Gourmand World Cookbook Awards”, maior premiação internacional de editoração de gastronomia e vinhos. Na Feira do Livro de Joinville, a ilustradora falará sobre o tema O que as histórias nos fazem, além de pensar?. Ela também ministrará um minicurso para professores, chamado “O casamento entre texto e a ilustração”, além de dar um depoimento sobre sua trajetória – “De leitora a escritora e ilustradora, livreira e editora”.

Nuno Costa Santos – Escritor, roteirista de cinema, dramaturgo, autor de programas de rádio e TV português. Na televisão, destaque para Melancómico, Zapping e Serviço Público. É colaborador permanente da revista Ler (Círculo de Leitores), onde assina o espaço Provedor do Leitor (ou Como fazer amigos na literatura). Na Feira do Livro, participa do encontro com o escritor, discutindo o tema Entrelaçando atividades em torno da literatura.

Tino Freitas – Escritor, jornalista, músico e produtor cultural cearense. Autor de 20 livros, já recebeu o Prêmio Jabuti, O Prêmio Bienal e o Prêmio Laura Pondé, entre outros. “Leila”, sua mais recente obra infanto-juvenil, trata do abuso sexual a partir da história de uma filhote de baleia Jubarte. Tino também é mediador do projeto Roedores de Livros, uma organização não governamental que organiza mediação de leitura, oficinas de artes e outras atividades para o público infantil em Brasília. Livro é ou não é um brinquedo? é o tema da palestra de Tino Freitas na Feira do Livro.

Thalita Rebouças – Escritora, jornalista e apresentadora carioca. Autora de 22 livros, várias de suas obras já foram adaptadas para o teatro e o cinema. É o caso da série “Fala Sério”. Thalita participa da Feira do Livro falando sobre “A literatura para jovens e adolescentes”.

Lázaro Ramos – Ator, diretor e escritor baiano. Lázaro apresenta neste ano na Feira do Livro de Joinville o seu novo livro: “O Caderno Sem Rimas da Maria”. Sua mais nova produção traz a pureza dos diálogos entre sua filha com o irmão e o próprio pai. Os questionamentos e o encantamento pelo mundo fazem com que Maria crie suas próprias palavras, que são lindamente recriadas por Lázaro nesta nova obra infanto-juvenil.

Marina Colasanti – Uma das escritoras mais respeitadas e reconhecidas do Brasil. Marina, que também é jornalista, tem mais de 30 livros publicados. São contos, crônicas, poesias, ensaios, livros para crianças e jovens. Na Feira do Livro, Marina conversa com os participantes sobre os emas A fantasia que existe em todos nós e “Onde a realidade e a fantasia se cruzam

Leo Cunha – Autor de mais de 50 livros infantis e infanto-juvenis, é considerado um dos nomes mais fortes da literatura infanto-juvenil. Ganhador de prêmios como o Jabuti, o João-de-Barro, o Nestlé e o da Biblioteca Nacional, Leo Cunha é reconhecido por suas obras ricas e bem ilustradas. Na Feira do Livro, Leo debate “Quem acha que não faz poesia?


2. Conhecer os escritores locais

A Feira do Livro também é uma excelente oportunidade para se conhecer os escritores de Joinville e região. Alguns deles lançarão livros no evento e participarão de conversas com o leitor.

No sábado (8/6) haverá bate-papo entre leitores e as escritoras de Joinville Andreia Evaristo, Else Sant`Anna Brum e Marlete Cardoso no sábado, com mediação de Jura Arruda.

No dia seguinte (9/6), domingo, Jura Arruda, escritor paulista radicado em Joinville desde 1984 lança o livro “Nós (e um laço)”. O livro contém a dramaturgia do espetáculo que Jura produziu em 2012. Os atores que protagonizaram a peça na época, Juliana Araújo e Jonas Raitz, farão uma leitura dramática da obra no domingo.

No mesmo dia, os escritores da Associação de Letras de Joinville se reúnem no palco principal para o bate-papo com leitores sobre “Vida de Escritor”.

Durante a Feira do Livro de Joinville ainda haverá sessão de autógrafos do livro “Seu olhar melhora o meu – Cinco anos do programa Arte para todos”, de Iraci Seefeld, na segunda-feira (10/6). No dia seguinte (11/6), a autora Marlete Cardoso promove encontro para debater “Crianças X Tecnologia“.

Ainda na terça-feira (11/6), Jura Arruda palestra sobre “Como nascem as histórias”; Bernadéte Schatz Costa, nascida em Blumenau e moradora de Joinville, lança o livro “Vácuo Quântico” e promove bate-papo com leitores; e o escritor joinvilense Leonor Pedro Schmitz participa de sessão de autógrafos do livro “O Segredo da Felicidade”.

Escritores joinvilenses também estarão na Feira no sábado (15/6), com a mesa-redonda “Produção Literária – Parceria de Valor: Escritor, Editora, Associação das Letras”, com Simone Nascimento, Bernadéte Costa e Milton Maciel, da Associação das Letras. No mesmo dia, a Associação lança livro da Academia Joinvilense de Letras.


3. Participar de minicursos e oficinas

A programação da Feira do Livro de Joinville de 2019 conta também com uma série de oficinas, minicursos e encontros gratuitos, dos mais variados assuntos e públicos. Criatividade, criação de histórias em quadrinhos e narrativas transmidiáticas são alguns dos temas.

Todas as oficinas, minicursos e encontros ocorrerão no Centro de Convenções Alfredo Salfer, andar térreo do Centreventos Cau Hansen. (Precisa fazer inscrição? São gratuitos?). Confira todos eles:

Clique aqui e confira toda a programação da Feira do Livro de Joinville


4. Atrações culturais

Além de uma ampla programação de lançamentos, palestras e bate-papos sobre literatura, a Feira do Livro de Joinville oferece aos participantes uma grande quantidade de atrações culturais, entre elas, apresentações de peças teatrais, contação de histórias, fanfarras e corais até o dia 16 de junho. Confira:

Clique aqui e confira toda a programação da Feira do Livro de Joinville aqui


5. Mais de 20 livrarias reunidas em um único local

Quarenta e dois expositores estarão no Expocentro Edmundo Doubrawa, no Centreventos Cau Hansen, participando da Feira do Livro de Joinville de 2019.

Do total de expositores, 21 são livrarias de Joinville e outras cidades, com milhares de livros de diversos gêneros e valores para os participantes. Os outros estandes são de instituições de ensino e parceiros. Há também opções de gastronomia para quem for visitar a Feira.

A Feira do Livro de Joinville de 2019 estará aberta de 7 a 16 de junho, com horário de funcionamento das 9 às 21 horas (de segunda-feira a sábado) e das 10 às 20 horas (aos domingos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *