Crianças vão aprender a confeccionar instrumentos musicais com materiais recicláveis

Oficinas em escolas e centros de educação infantil da
rede municipal vão receber oficinas a partir desta terça-feira.

Com os objetivos de desenvolver habilidades manuais, consciência ambiental e percepção musical, será realizado em Joinville um projeto que contempla dez oficinas de formação ministradas por uma arte-educadora. Os encontros serão voltados a professores e alunos da rede pública municipal e visam a ensinar como confeccionar instrumentos musicais com materiais recicláveis.

As oficinas ocorrerão de 21 de agosto a 25 de setembro, passando por três escolas e dois centros de educação infantil municipais, sempre com dois encontros (um pela manhã e outro à tarde) em cada um dos estabelecimentos de ensino.

Quem explica melhor o projeto “Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclado” é Karla Ziemer Huch, sua idealizadora. “Vivemos, no século 21, um momento em que temos que pensar sempre em sustentabilidade. O link deste projeto foi justamente essa sustentabilidade aliada à música, com o reaproveitamento de materiais recicláveis para a confecção de instrumentos musicais. A técnica será lecionada para as crianças da rede pública nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, e elas vão, então, aprender e confeccionar esses instrumentos. Um deles, por exemplo, é o pau-de-chuva, que simula o som da chuva, e tem outros que serão feitos. Depois, as crianças tocam com esses instrumentos que elas mesmos confeccionaram”.

Como contrapartida social, todos os instrumentos confeccionados nas oficinas serão doados para as escolas e/ou alunos de acordo com a realidade e a determinação de cada escola contemplada pelo projeto.

(Por Gusso Comunicação)

1 Comment

  1. Marly Vianna disse:

    Preciso urgentemente de vários instrumentos de percussão. Compro-os. Preciso saber valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *