Estudantes de Joinville aderem a ato nacional pela educação

Estudantes do IFSC de Joinville se organizaram na semana passada para gravarem um vídeo e organizarem ato desta quarta-feira (15) (Foto: Patricia Gaglioti)

Por jornalista Patrícia Gaglioti
Equipe Fazer Aqui

Estudantes de diferentes universidades e instituições de ensino de Joinville decidiram aderir ao ato nacional chamado Greve Nacional da Educação, nesta quarta-feira (15/5). É uma manifestação contrária ao bloqueio de 30% da verba de custeio das universidades federais e 10% de redução do repasse para as estaduais de Santa Catarina.

O campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começou a programação pela manhã, com rodas de conversa e debates sobre a situação nas universidades, bolsas estudantis e soluções para a situação. À tarde, os estudantes irão se concentrar na praça da Bandeira, onde encontrarão alunos de outras universidades e instituições de ensino.

Ato na Praça da Bandeira

Às 15 horas está marcado um ato na Praça da Bandeira, ao lado do terminal Central. Por lá estarão estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Estudantes de instituições de ensino particulares, como Univille, Ielusc e ACE, devem se juntar aos alunos das universidades públicas em apoio.
Após o ato na praça da Bandeira, haverá uma manifestação na frente da Univille e da Udesc a partir das 18h30.

Segundo o universitário Guilherme Luiz Weiler, a intenção é percorrer os corredores das universidades. “Está previsto que os estudantes falem sobre suas vivências nas universidade e o quão ruim os cortes serão”, afirma.

Sinsej convoca paralisação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) convocou os servidores do magistério a paralisarem suas atividades nesta quarta-feira. O sindicato seguiu deliberação nacional da CUT, CNTE e Confetam.

Segundo Jane Becker, presidente do sindicato, a paralisação dos professores representa a luta da categoria contra a reforma da Previdência e contra os cortes na educação pública no País.

Udesc de portas abertas

Nesta quarta-feira, o campus de Joinville da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove mais uma edição de “Udesc de Portas Abertas”. A instituição receberá cerca de 800 estudantes de escolas públicas para conhecerem as atividades da universidade e seus laboratórios.

Em reunião dos estudantes da Udesc e da Univille na última segunda-feira (13), foi decidido pela criação de páginas em redes sociais para divulgação de pesquisas e ações das instituições. A intenção, segundo ata da reunião, é mostrar o que as universidades fazem e como isso afeta a sociedade, “a fim de denotar que universidade não é balbúrdia”.

Série de reportagens

O Fazer Aqui está preparando uma série de reportagens sobre as universidades públicas de Joinville. A primeira matéria da série será publicada nesta semana. Acompanhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *