Confira as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Joinville

Palestras na Maternidade Dona Helena

Celebrada entre os dias 1º e 8 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como objetivo promover o apoio multidimensional para possibilitar às mulheres o início e a continuidade da amamentação. Para comemorar a data com a comunidade, no dia 1º de agosto, uma terça-feira, o Hospital Dona Helena reunirá profissionais para falar sobre a importância e os benefícios da prática. O evento será realizado no auditório do Centro Clínico da instituição.

Gislaine Engelmann, nutricionista do HDH, explica que o leite materno apresenta uma composição específica que se ajusta às necessidades nutricionais do lactente: “O leite possui componentes que atuam na defesa do organismo do bebê, como imunoglobulinas, fatores anti-inflamatórios e imunoestimuladores, que não estão presentes nas fórmulas infantis. É importante estimular o aleitamento exclusivo até o sexto mês e, como complemento, até os dois anos de idade”.

Ela conta que, além dos benefícios para os pequenos, as mães também têm ganhos durante o período de amamentação. “A recuperação ao peso pré-gestacional é mais fácil, a prevalência de câncer de ovário, endométrio e mama é menor e o sangramento pós-parto diminui”, afirma.

Programação

O evento terá início às 18h30, com a palestra “Manejo do aleitamento materno: pega correta, postura da mãe e posição para o aleitamento”, ministrada pela enfermeira Cintia Vasques. Em seguida, a médica Renata Gonçalves abordará o tema “Mil dias e importância do aleitamento materno”. A nutricionista Gislaine Engelmann encerrará a noite com a palestra “Benefícios do aleitamento materno para o lactente e lactante”. Fonte: Assessoria de imprensa Hospital Dona Helena / Karoline Lopes)

 

Evento na Unidade de Saúde do Vila Nova  

A Unidade de Saúde do Vila Nova realiza nesta terça-feira, dia 1 º de agosto, às 9 horas, uma ação de amamentação com as mães atendidas pelo posto. A iniciativa faz parte da Semana da Amamentação. A UBS Vila Nova fica na rua XV de Novembro, 8470, bairro Vila Nova.

 

“Hora do Mamaço” e “Dança Materna”

A partir desta terça-feira, 1º de agosto, até o dia 7 de agosto, a Secretaria da Saúde de Joinville realiza a Semana da Amamentação. O município segue o calendário internacional de comemorações. Na programação, muita informação e atividades como o “Mamaço”.

O tema deste ano é: “Trabalhar juntos para o bem comum”. Assim, é fundamental promover ações conjuntas entre governo e sociedade civil para a defesa do direito das mulheres amamentarem seus filhos, explicou a nutricionista Janine Guimarães.

No dia 5 de agosto, as atividades estarão concentradas no Parque das Águas, a partir das 9 horas, para a Hora do Mamaço. Joinville participa desta ação pelo quarto ano consecutivo, sendo uma das mais de 80 cidades que aderiram ao movimento este ano. 

Neste encontro, as mães amamentam seus bebês em locais públicos para chamar a atenção e sensibilizar a comunidade sobre a importância do aleitamento materno, segundo a Pediatra Fátima Mucha, coordenadora do evento.

A equipe da Secretaria da Saúde estará presente para dar informações e orientações. Haverá distribuição de frutas e água, oficina de sling e atividades recreativas com o apoio da Sesporte, a Secretaria de Esportes.

Nestes mesmos dia e local, será realizada a “Dança Materna”. A dança materna para mães e bebês pode ser feita em dupla ou em trio, com a participação do pai. Ela incentiva o conhecimento mútuo entre mãe e filho, possibilita o retorno à vida social após o parto, redução de peso e a reeducação corporal (que vai refletir no modo de carregar e amamentar o bebê).

As aulas também são um momento de troca com outras mulheres que estão na mesma fase da vida. A atividade fica por conta do Spaço Mãe & Bebê e será conduzida por Raquel Duarte.

Ações nas unidades de saúde

Durante todo o mês de agosto, as equipes das unidades de saúde participam do Concurso de Cartazes relacionado ao tema e realizam atividades e grupos para incentivo e apoio à amamentação.

Fonte de nutrientes

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança (Foto: https://pixabay.com/pt)

O leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses e continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida. Evita mortes infantis, diarréia, infecção respiratória, risco de alergias. Ainda, apresenta benefícios em longo prazo, pois diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade.

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o país.  A semana também contribui para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.

Em Joinville, o evento conta com apoio da Associação de Segurança Alimentar e Nutricional (ASANJ), Revista Babies, Gestativa, Casa do Bem Querer e Águas de Joinville.

(Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *