Carateca joinvilense do Programa de Iniciação Desportiva (PID) se classifica para mundial na Hungria

Joinvilense Maicow Maciel, 17 anos, representará o município na competição mundial em Budapeste, em junho.

O carateca de Joinville Maicow Maciel, 17 anos, representará o município na competição mundial em Budapeste, na Hungria. A classificação para o mundial foi confirmada após ser o campeão da categoria de 16 e 17 anos até 68 quilos do 2º Campeonato Brasileiro Escolar, o Combat Games, competição realizada pela International School Sport Federation (ISF – Federação Internacional de Desporto Escolar), por meio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), nos dias 18 a 21 de abril, em Brasília. O mundial acontecerá de 16 a 21 de junho. Maicow teve o primeiro contato com o esporte através do Programa de Iniciação Desportiva (PID), da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte). 

Maicow começou a praticar o esporte quando tinha 5 anos de idade. Como o seu irmão, Sidnei Maciel, seu atual técnico, já dava aulas de karatê, Maicow acompanhou uma das aulas que o irmão ministrou e não quis mais parar. “Depois começou a ter aulas na minha escola, aí fazia aula com meu irmão e na escola”, comenta. O carateca iniciou em uma turma do PID na Escola Municipal Professora Eladir Skibinski. Na época, o programa era chamado de Jovem Cidadão. 

O atleta passou a se dedicar aos treinos para competições, e deixou as aulas de karatê na escola. Hoje, o carateca faz parte do Team Maciel / Yokohama / Sesporte, é bicampeão da Olesc, campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, atleta da Seleção Brasileira de karatê em 2015 e 2016, campeão brasileiro em 2017, com 10 títulos estaduais, e neste ano participou da seletiva estadual em Joinville e foi campeão, se classificando para representar Santa Catarina na seletiva nacional do Combat Games, competição que venceu e que lhe garantiu a vaga no mundial. 

Segundo o técnico Sidnei Maciel, vencer este campeonato nacional e se classificar para o mundial foi a maior conquista do atleta até o momento, pois a competição tem grande importância no cenário mundial, o que mostra a dedicação e bom desempenho de Maicow. “É um atleta realmente de alto rendimento, treina diariamente na academia Yokohama, de 3 a 4 horas, faz trabalhos físicos e trabalhos técnicos. Uma conquista merecida”, conta Maciel. 

O técnico também destaca o esforço de Maicow, que faz várias ações para arrecadar fundos para financiar suas participações nos eventos esportivos. “O Maicow faz pedágios, ações entre amigos para bancar os gastos. Ele ganhou uma bolsa de estudos no Machado de Assis para o ensino médio por causa do seu desempenho nos esportes”, completa. 

Para Reginaldo Campos Jr, coordenador do Departamento de Participação Educacional, Social e Saúde (DEESS) da Sesporte, o resultado obtido por Maicow é um modelo a ser seguido. “Para todos nós é a figura viva de que com dedicação e sempre acreditando em nossos sonhos, tudo é possível, apesar das dificuldades”, comenta o coordenador. 

PID oferece aulas de Karatê 

O Programa de Iniciação Desportiva da Sesporte oferece aulas gratuitas de karatê em 62 pontos diferentes da cidade. São 101 turmas que ensinam a prática do esporte a mais de 2.000 crianças e adolescentes. Para Maicow, é uma ótima oportunidade para os alunos e para o esporte joinvilense. “Ali tem diversos talentos. Vai ter gente crescendo no karatê e ganhando títulos para a cidade”, comemora o carateca. 

Além do karatê, a Sesporte oferece judô, taekwondo, jiu jitsu, boxe e muay thay. As inscrições são feitas diretamente nos locais onde são oferecidas as aulas. Para informações de endereços e horários, basta entrar em contato com a Sesporte pelo telefone 3433-1160 ou pelo e-mail pid.sesporte@gmail.com.

(Por Secretaria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Joinville)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *