No mês de prevenção ao câncer de mama, Hospital São José de Joinville recebe flores rosas em cerâmica

Um grupo de ceramistas da Casa da Cultura decorou o entorno da achada do Hospital Municipal São José, nesta semana, com cerca de 100 esculturas de rosas. Todas pintadas com a cor-tema do mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. A ideia é usar a beleza e a arte para passar uma mensagem de conscientização, principalmente às mulheres.

Heloísa Steffen, professora de cerâmica da Casa da Cultura, explica que a ação é realizada faz três anos. Já decorou a fachada da Casa da Cultura, em 2017, e o letreiro da Prefeitura de Joinville, em frente ao prédio sede, no ano passado. O Hospital São José foi o escolhido neste ano por tratar de mulheres com a doença e ser símbolo da luta contra o câncer de mama na cidade.

Vencendo a doença

Heloísa venceu a doença há cinco anos e procurou uma forma de chamar a atenção para o Outubro Rosa. “Pensei em transformar este momento difícil em uma coisa boa. Como sou professora de cerâmica, criamos as flores e pintamos de rosa para fazer alusão ao movimento. Para muitas pessoas, o câncer de mama é morte, mas para mim foi um renascimento”, conta.

Cerca de 30 alunas do curso de cerâmica participaram da confecção das flores. A confecção das rosas ocorria depois do horário das aulas ou nos tempos livres em casa. O processo de produção, segundo a ceramista, se assemelha ao processo que uma mulher passa quando enfrenta o câncer de mama.

“As peças vão para o forno e a gente não sabe o que vai acontecer com elas; se vão quebrar, estourar, por causa do calor. Assim é a nossa vida, não temos certeza do amanhã. Esta ação é uma forma de agradecer a Deus pela vida, porque eu estou bem, apesar de ter passado pela doença”, afirma.

Promoção da saúde e prevenção

Douglas Calheiros Machado, diretor executivo do Hospital São José, acredita que programações como essas devem acontecer durante todo o ano, devido ao aspecto pedagógico com relação à doença. “Temos de trabalhar com a promoção da saúde e a prevenção, difundir cuidados que podem diminuir as chances de desenvolver a doença”, diz  Machado.

Uma ação semelhante será realizada no dia 11 de outubro, às 10h30, quando mais 300 rosas vão dar mais cores ao jardim do Museu Arqueológico de Sambaqui. As flores serão colocadas pelo grupo de ceramistas como se estivessem plantadas. A decoração temática ficará exposta até o fim de outubro.

Além das flores decorativas, a iluminação da fachada do Hospital São José ganhou tons rosa para destacar o mês de prevenção à doença.

Exposição Um Novo Olhar

No dia 8 de outubro, a exposição fotográfica Um Novo Olhar vai reunir fotografias de 20 pacientes do Hospital São José, homens e mulheres, em tratamento de câncer. As imagens foram produzidas pelos alunos do curso de fotografia da Univille.

A mostra será aberta na Univille e terá passagem por outros pontos da cidade, como o próprio hospital, a partir de 21 de outubro. O objetivo é encorajar as pessoas diagnosticadas com a doença a buscar a cura e lembra os movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul.

Programação:

8/10 – Abertura exposição ‘Um novo olhar ‘ – 19h30 – Coworking da Univille – Rua Paulo Malschitizcki, 10 – Zona Industrial Norte

21/10 – Hospital Municipal São José

18/11 – Garten Shopping

03/12 – Casa do Capitão

(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville. Foto: Divulgação Secom Joinville)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *