Pianístico 2019 começa nesta quinta-feira em Joinville com celebração da música popular brasileira

Pianista Gilson-Peranzzetta tocando piano. Ele participa do Pianístico 2019 em Joinvillenístico

Por Redação Fazer Aqui

O renomado pianista brasileiro Gilson Peranzzetta é um dos artistas que abrem o Pianístico 2019 (Foto: Marcelo Castello Branco/Divulgação)

 

Vai começar. A partir desta quinta-feira, dia 19 de setembro, será comum ver e ouvir pianos em diferentes lugares de Joinville. É o Pianístico 2019, evento que reunirá nomes locais, nacionais e internacionais para quase 20 apresentações até o dia 22, em sua maioria gratuitas.

O espetáculo de abertura desta edição é de Gilson Peranzzetta e Leandro Braga, dois pianistas fortemente identificados com a música brasileira. A apresentação será no Teatro Juarez Machado, às 20 horas. Os ingressos estão esgotados, mas ainda há chance de participar da noite de abertura. Haverá fila de espera, na bilheteria, e os ingressos reservados pelo site que não forem retirados até 15 minutos antes do espetáculo serão oferecidos aos interessados.

A noite de quinta-feira será dedicada à música brasileira. Será um passeio por canções de Dorival Caymmi, Noel Rosa, João de Barro, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Os dois pianistas já fizeram trabalhos de arranjo musical e composição para inúmeros artistas brasileiros e até internacionais.

Gilson Peranzzetta é pianista, compositor, arranjador, produtor e maestro, um dos mais renomados artistas brasileiros da atualidade. Entre os inúmeros prêmios que recebeu, cinco foram Prêmios de Música Brasileira como melhor arranjador, compositor e solista. De 1968 a 2019 lançou 56 CDs e tem 300 músicas compostas, muitas delas gravadas por artistas nacionais. Djavan, Ivan Lins, Edu Lobo, Emílio Santiago são alguns deles. Além desses, artistas internacionais como George Benson, Sara Vaughn e Barbra Streisand também gravaram canções suas.

Leandro Braga aproximou-se do piano durante a faculdade, de Medicina. Requisitado como arranjador gravou diversas canções com Beth Carvalho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Tim Maia, Elba Ramalho e muitos outros. Entre seus projetos atuais está a Sinfonia do Descobrimento, obra musical sobre a Carta do Descobrimento, de Pero Vaz de Caminha. Há também o show “Fé Cega”, dedicado a Milton Nascimento, em que um trio de piano, contrabaixo e percussão explora as canções mais ritmadas do compositor.

A Comissão Central Organizadora do evento é presidida e tem direção artística de Carlos Branco, da Branco Produções. A coordenação geral é de Albertina Tuma, que, com o bailarino Carlos Tafur, criou o Festival de Dança de Joinville. Na coordenação técnica está Patrícia Sirydakis Macedo, professora de
piano, com formação, especialização e ampla experiência em educação musical.

Os ingressos para toda a programação do evento podem ser reservados pelo site da Enjoy Ticket.

 

Chá com Chiquinha Gonzaga

Antes mesmo da abertura oficial, o piano ressoa no palco da Sociedade Harmonia Lyra, com o espetáculo “Chá com Chiquinha Gonzaga”. A pianista Olinda Allessandrini interpreta canções de Chiquinha Gonzaga, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, no início do século 20.

O espetáculo, marcado para as 16 horas desta quinta-feira, dia 19, recria o clima dos anos 20, nos salões da Harmonia-Lyra. Olinda se apresenta vestida à moda da época, evocando o período em que Chiquinha viveu. Aliás, este também é convite ao público, que poderá optar por usar trajes nesse estilo.

Ainda há ingressos disponíveis, que podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e na Cila Cabeleireiros. A entrada custa R$ 80, com direito a um lugar nas mesas e degustação do cardápio concebido especialmente para a ocasião.


Pianos fora dos palcos

Atores vestidos como célebres pianistas para divulgação do Pianístico 2019, evento que ocorre em Joinville.

De 19 a 22 de setembro, será possível encontrar apresentações de piano não apenas sobre os palcos de teatro. Livrarias, lojas, bares, restaurantes e cafés levarão ao público apresentações de diversos estilos e técnicas.

“Sabemos que nem todos poderão participar das apresentações no teatro. Então, para aqueles que, na correria do dia a dia, não conseguiram colocar o Pianístico em suas agendas, aqui há a chance de desfrutar deste
lindo momento, na hora do almoço. Fazer parte do Pianístico nos enche de orgulho”, diz o empresário José Lopes, proprietário do restaurante Casa do Capitão, um dos espaços a receber apresentações.

É possível também que você tope com algum célebre pianista pelo caminho, como Mozart, Chopin, Chiquinha Gonzaga, Elton John e Beethoven. Todos eles serão interpretados por cinco atores que irão circular pelos locais dos espetáculos, ruas e shopping-centers. O grupo é comandado pelo visagista, coreógrafo e diretor de artes cênicas Lucas David.

 

Confira a programação completa do Pianístico 2019:


19 de setembro


16h – Sociedade Harmonia Lyra – Concerto e Chá com Chiquinha Gonzaga – Olinda Allessandrini

20h – Teatro Juarez Machado – Duo de pianos, com Gilson Peranzzetta e Leandro Braga

20 de setembro

10h – Casa da Cultura de Joinville – Oficina com Gilson Peranzzetta e Leandro Braga, sobre técnicas interpretativas da música popular

10h e 14h – Teatro Juarez Machado – Olinda Allessandrini – Concerto didático para alunos e professores de escolas públicas

17h – Escola Bolshoi – Luiz Guilherme Pozzi

19h – Shopping Mueller – Edson Sant´anna

20h30 – Teatro Juarez Machado – Dmytro Choni (Ucrânia)

22h30 – 33 Arthouse – Tom Worrell (Estados Unidos)

 

21 de setembro

10h30 e 13h30 – Casa da Cultura – Oficina de práticas pedagógicas para professores de iniciação musical ao piano, com as dras. Margareth Mila e Vivian Siedlecki

10h – Livraria A Página – Apresentação de pianistas inscritos pelo site do evento, para alunos de piano das escolas de música de Joinville

18h – Casa da Cultura – Encontro com o pianista Hercules Gomes, com o tema “O piano na música popular brasileira”

19h – Shopping Mueller – Tom Worrell (Estados Unidos)

20h30 – Teatro Juarez Machado – Chun Wang (China)

22h30 – Galeria 33 – Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos)

 

22 de setembro

10h30 – Teatro Juarez Machado – Martin Münch (Alemanha)

17h – Teatro Juarez Machado – Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos)

19h30 – Teatro Juarez Machado – Concerto de encerramento, com Hercules Gomes

(Com informações da Mercado de Comunicações – assessoria de imprensa do Pianístico 2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *