Oficina Arte para Todos, de Joinville, mostra trabalho de reinserção social durante Jornada Integrada de Psicologia no Paraná

O grupo da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos, de Joinville, que busca a reinserção social de pessoas com transtorno mental por meio da arte, está levando o seu trabalho para outros Estados. O grupo participa nesta quinta-feira (22/8) da 2ª Jornada Integrada de Psicologia (JIPSI), promovida pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, no Paraná.

Grupo da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos (Fotos: Divulgação)
Grupo da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos no Manifesto Cênico (Fotos: Divulgação)

No local, pode ser conferida a Oficina de Vivência Artística em Teatro, conduzida pelo ator, diretor e professor Robson Benta e pela Terapeuta Ocupacional Priscila Tocachelis Battistella. O grupo também sobe ao palco para a apresentação do manifesto cênico “Grupo de 8 com 12” e da performance teatral “Toda História merece ser contada”.

Prêmio pelo esforço

“A oportunidade de se apresentar é um exercício de cidadania e plena Inclusão Social. Eles se sentem importantes e respeitados, quebrando todos os estigmas que a doença traz. Além de melhorar a autoestima, a expressão corporal verbal, e tantos outros benefícios. Essa viagem para Campo Mourão é como um prêmio de reconhecimento por todo o esforço e dedicação do grupo”, afirma Priscila Tocachelis Battistella.

Robson Benta acrescenta: “Levar o grupo para outros espaços e outras cidades é também levar o exemplo do possível. É possível ter arte nos espaços de saúde mental para auxiliar nas terapias e também para fazer arte e levar para suas comunidades.”

Reinserção social

Grupo da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos, em “Toda História Merece ser Contada”

A Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos foi criada em 2014 e tem o objetivo de contribuir com os processos de desenvolvimento e reinserção social de pessoas com transtorno mental. Elas são atendidas pelos Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS), que integra a Raps – Rede de Atenção Psicossocial de Joinville.

As aulas são realizadas nas quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. As atividades são conduzidas pelo professor Robson Benta, com assistência da terapeuta ocupacional Priscila Tocachelis Battistella, do educador físico Jocemar da Costa Leite e da produtora cultural Iraci Seefeldt.

O projeto é uma realização do *SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social, da Secretaria Municipal de Saúde. Tem parceria do Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar).

Confira a programação  

• Dia 22/8, quinta, das 15h às 17h: Oficina de Vivência Artística em Teatro – Arte para Todos destinada a alunos de psicologia participantes do evento, com condução: Robson Benta e assistência dos atores/integrantes da Oficina de Teatro do SOIS – Arte para Todos e da terapeuta ocupacional Priscila Tocachelis Battistella.

• Dia 22/8, quinta, 19h: Apresentação do manifesto cênico “Grupo de 8 com 12” e da performance teatral “Toda História merece ser contada”.

Equipe de viagem:

• Diretor e professor de teatro: Robson Benta

• Terapeuta ocupacional: Priscila Tocachelis Battistella

• Psicóloga: Francielli Cristine Krueger

• Produtora Executiva: Iraci Seefeldt

• Educador Físico: Jocemar da Costa Leite

• Atores/Elenco: Ademir de Oliveira, José Lori da Silva Chaves, Jacson Roberto Flemming, Jocemar da Costa Leite, Paulo André Mendonça Duarte e Silva, Paulo Ovídio Luz Machado Junior, Priscila Tocachelis Battistella e Francielli Cristine Krueger (percussionista).

(Com informações da jornalista Maria Cristina Dias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *