Perini, Embraco e Schulz fazem parceria para uso de areia descartada de fundição em Joinville

Piso drenante 40x40cm: areia descartada de fundição gera valor compartilhado para meio ambiente e sociedade (Foto: Divulgação)

Parceria entre o Perini Business Park, a Embraco e a Schulz está possibilitando o uso da areia descartada de fundição (ADF) para pavimentação e como base de áreas de estacionamento no maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

A ideia, que foi colocada em prática em outubro deste ano, surgiu do trabalho já realizado pela Comissão Técnica de Viabilização de Uso de Areias Descartadas de Fundição (Decreto 29.756 de 2017), composta por membros do poder público, instituições de ensino e fundições de Joinville. As empresas parceiras dessa iniciativa têm práticas socioambientais reconhecidas, além de controle de processo e certificações.

Sem riscos à saúde e ao meio ambiente

Em Joinville, estima-se que serão geradas em 2019 cerca de 400.000 toneladas de ADF. Parte deste volume será destinado ao projeto no Perini, que tem a Autorização Ambiental expedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A utilização desta areia traz benefícios ambientais como a diminuição da extração de recursos naturais e aumento da vida útil do aterro.

A utilização da ADF é regulamentada pela lei estadual 17.479/2018, baseada em estudos científicos realizados por instituições de ensino e pesquisa, como os da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), validados por órgãos regulamentadores, que comprovam a ausência de riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Alinhamentos com práticas internacionais

Entre os cases de destaque global estão o dos Estados Unidos, que há mais de 20 anos utilizam cerca de 50% da ADF na agricultura, no asfalto, em obras rodoviárias e de saneamento, além de coberturas de aterros e artefatos de cimentos. Essa prática também é amplamente difundida em países da Europa, como Alemanha, Dinamarca e Suécia.

O projeto realizado no Perini Business Park está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, principalmente relacionado com o Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis – que tem como uma das metas reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

Conheça o Perini Business Park

O Perini Business Park é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Instalado no Distrito Industrial de Joinville (SC) em um terreno de 2,8 milhões m², dos quais 600 mil m² são destinados para Áreas de Preservação Permanente (APP), o parque tem mais de 300 mil m² de área construída, mais de 220 empresas instaladas, por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas. Juntas, essas empresas geram uma riqueza anual de R$ 5,2 bilhões, número que corresponde a aproximadamente 21% do PIB de Joinville e 2% do PIB do Estado de Santa Catarina.

 

(Com informações de Logos Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *