Planejamento e educação financeira. Vamos começar?

Por Jarbas Nei Maçaneiro* 

Vivemos numa sociedade onde o consumo é amplamente estimulado, inclusive, por meio de técnicas de persuasão e da neurociência. Entendo que a humanidade precisa de consumo. Sim, ele é essencial, organiza a vida e faz a economia girar, mas seu equilíbrio é indiscutível.

Organização financeira representa qualidade de vida, tanto no presente quanto no futuro. Comprar por impulso vicia e causa problemas sérios. Não há milagre, a solução é o planejamento e a disciplina. Valorize, honre o seu dinheiro, você teve que trabalhar muito para conquistá-lo.

Quer comprar algo, mas não tem o dinheiro em caixa? Que tal planejar, poupar e deixar a compra para depois? Optou pelo crediário ou empréstimo? Saiba que este dinheiro é caro; as taxas e os juros são altíssimos.

Avalie a qualidade da dívida que você está contraindo. Adquirir um imóvel é um bom negócio, seu financiamento é mais barato e é um bem tangível. Já um automóvel, perceba se é necessidade ou luxo. Se for necessidade, perfeito, mas, se for luxo, reflita. Da mesma maneira o telefone mais moderno e a roupa da moda. Consuma com responsabilidade.

Poupar é sinônimo de segurança. A propósito, você já pensou na sua aposentadoria? Saiba que a qualidade de vida na aposentadoria está diretamente ligada à sua capacidade de poupar. No Brasil, a aposentadoria não garante uma vida tranquila e não podemos esperar que o governo resolva isso. Que tal investir em uma reserva ou na previdência privada?

E os imprevistos estão na sua lista de prioridades? Se acontece um acidente, seu carro tem seguro? Sua família tem plano de saúde? Sua casa tem seguro contra incêndio? Que tal abrir mão de prazeres instantâneos para conquistar coisas grandes?

Dinheiro é muito bom, mas você não pode virar escravo dele. Defendo que a educação financeira deve ser um assunto apresentado com muita seriedade para as crianças, desde cedo, em casa e nas escolas.

O dinheiro existe para tornar a vida mais leve, tranquila e feliz. É para dar conforto e não preocupação. Pense nisso e inicie seu planejamento, hoje!

 

*Jarbas Nei Maçaneiro é CEO da Romaxis Corporate Finance

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *