Profissionais e estudantes de enfermagem vão trocar experiências em Joinville

Evento em Joinville sserá oportunidade para profissionais da área de saúde atualizarem aprendizado (Fotos: Divulgação)

Profissionais e estudantes de enfermagem vão trocar experiências em Joinville. A cidade do Norte catarinense recebe no dia 26 de julho (sexta-feira) o 4º Encontro Catarinense de Enfermagem. É um dos maiores eventos da área da saúde em Santa Catarina, com foco exclusivo no segmento da enfermagem.

Promovido pelo Hospital Dona Helena (HDH), o encontro será no Centro de Convenções do Hotel Bourbon (rua Visconde de Taunay, 275, Centro). A expectativa de que 500 pessoas participem. O objetivo principal é a promoção da reflexão sobre tendências e assuntos que estão em discussão no cenário nacional, aproximando os hospitais da região Sul do país. As inscrições são gratuitas.

O tema escolhido para 2019 foi “Qualidade em saúde baseada na eficiência e eficácia assistencial”. Segundo Fabiana Efting Mohr, gerente de enfermagem do HDH, são imprescindíveis a adaptação e a atualização dos profissionais de saúde nesta temática.

Instituições de saúde buscam alternativas

“Com as mudanças no sistema de remuneração na área da saúde, as instituições estão buscando alternativas que tornem o custo de cada atendimento mais previsível e associado ao desempenho do atendimento e do tratamento. Aliado a isso, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos em instituições de saúde é fator essencial para uma gestão eficiente”, afirma Fabiana Efting Mohr .

A profissional destaca que esta edição do encontro busca compartilhar com o público-alvo a vasta experiência dos palestrantes convidados. “Demonstrando ser possível desenvolver uma gestão de qualidade em meio a essas mudanças e prestar uma assistência eficiente e eficaz”. 

Oportunidade para networking

Um dos aspectos mais relevantes do evento é a promoção da interação, o networking entre profissionais de saúde que atuam em instituições com perfis de trabalho diversificados. Desta forma, garante-se a troca de experiências e conhecimentos. “Para o HDH, é importante estar inserido neste cenário de mudanças na área de saúde, contribuindo com suas vivências e desafios”, pontua Fabiana.

Detalhes da programação

O encontro de enfermagem será aberto pela palestra de Vania Rohsig, superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS). Ela abordará o tema “Eficiência Assistencial”.

Na mesma manhã será realizada uma mesa de debate sobre gestão eficiente de unidades de saúde. Um dos convidados é Roberto Carneiro, diretor-secretário do HDH, que explicará sobre modelos de gestão e seus impactos. Outro é Jean Rodrigues da Silva, secretário de Saúde de Joinville, falando sobre eficiência na gestão de unidades de saúde. E também Estela Cuchi, diretora executiva do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, cuja participação se volta ao tema “A saúde em foco”.

À tarde, Daniel Ghizoni, enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), da subseção de Blumenau (SC), discute sobre o direito cível e seus impactos.

Em seguida, Danilo Abreu, gerente de serviços médicos do HDH, fará uma palestra sobre assistência baseada na entrega de valor. Já Ernandi Palmeira, superintendente assistencial do Hospital Santa Catarina, de Blumenau (SC), colocará em discussão o tema “Auditoria de contas: uma ferramenta que viabiliza a sustentabilidade da gestão”.

Na sequência do evento, Suelen Serpa, enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico e Central de Materiais Esterilizados do HDH, explicará sobre a atuação do Comitê de Desenvolvimento de Amostras, abordando sua gestão dos recursos com foco na qualidade.

Depois desse debate haverá uma mesa sobre gestão da qualidade com as seguintes presenças: Caio Tavares, coordenador do Comitê da Qualidade e Segurança do HDH, que falará sobre a importância das certificações para gestão da unidade de saúde; Bianca Piasecki, gerente da qualidade do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba (PR), que abordará a interface da área de qualidade com a gestão da unidade de saúde; e Karina Paris, supervisora da qualidade do Hospital Santa Catarina, de Blumenau (SC), com tema direcionado à qualidade e segurança do paciente frente aos novos modelos de gestão.

As inscrições gratuitas e podem ser feitas AQUI


(Com informações da jornalista Marcela Güther / Mercado de Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *