Saiba como a Lyx Engenharia reduziu 60% de não conformidades em auditorias externas

A Lyx Engenharia, empresa do ramo de construção civil de Curitiba, no Paraná, sentia a necessidade de um sistema que pudesse acompanhar a ascensão da empresa. Para isso, optou por implantar o Mobuss Construção, solução de mobilidade para as obras, desenvolvido pela Teclógica.

“No momento de fechamento de contrato, iríamos entregar em menos de seis meses uma obra de 512 unidades e estávamos com bastante dificuldade com a verificação de serviço, em recuperar registros, dados de empreiteira e avaliação de fornecedores. Foi aí que vimos a necessidade de implantar um sistema informatizado que permitisse fácil e rápido acesso a todas as informações importantes para a diretoria”, explica a engenheira e coordenadora de qualidade da Lyx Engenharia, Thalita Ayres Nascimento.

Esta facilidade no processo de localização de informação resultou em melhoras significativas em relação à última auditoria externa realizada pela empresa, conforme o gráfico abaixo mostra:

No comparativo das auditorias realizadas entre os anos de 2017 e 2018 houve redução substancial nos apontamentos de auditoria externa das certificações de qualidade ISO 9001 e PBQP-H, eventos que ocorreram, respectivamente, antes e depois da implantação do Mobuss Construção nas obras. Os apontamentos do tipo Não Conformidade Menor (NCMenor) apresentaram uma redução de 60% e os apontamentos do tipo Observação (Obs) apresentaram redução de mais de 70%.

“Tínhamos segurança ao mostrar os dados para o auditor externo, pois sabíamos que eles estavam lá e tudo estava organizado. Nosso resultado na auditoria externa melhorou por conta disso. Além disso, o processo agora conta com controles automatizados e gestão rápida para a melhora do produto e consequentemente, melhora da satisfação dos clientes.”, revela Thalita.

A plataforma de gestão utilizada pela empresa de construção industrial antes da implantação do Mobuss Construção não oferecia a mobilidade que a Lyx necessita. “O sistema anterior exigia internet, e como usamos ele no canteiro de obras era inviável. O fato de o Mobuss Construção trabalhar offline foi primordial, já que atuamos em regiões onde nem sempre conseguimos alcance do wifi ou rede 4G em todo o canteiro de obras”, conta Thalita.

Desafios

Durante o processo de implementação do sistema, a empresa passou por desafios que hoje considera necessários para a organização de dados. “A ferramenta demandou uma melhora nos processos da organização e cuidado na geração e organização de registros e como qualquer nova mudança, tivemos dificuldades com isso. Não tínhamos padrão de nomenclatura de projetos, por exemplo, mas tivemos que criar por ser importante para a padronização no sistema. Hoje vemos que era algo necessário”, afirma a coordenadora de qualidade.

“A nossa visão é ser a maior e mais rentável construtora do Brasil. Não temos como trilhar esse caminho sem ter as informações rápidas e fáceis para que a tomada de decisão seja igualmente rápida. Buscar uma tecnologia que nos desse uma visão mais estratégica das nossas obras e dos nossos processos foi essencial”, relata. Para isso, a empresa implantou quatro módulos do sistema Mobuss Construção: os Módulos de Documentos, Qualidade, Vistoria e Entrega e Assistência Técnica.

Sobre o Módulo de Documentos

Mais expressiva que a melhoria trazida pelo Mobuss Construção na parte da mobilidade, já que o sistema antigo da empresa para auxílio no processo de gestão de documentos também precisava de conexão com a internet para funcionar, foi a centralização dos registros da empresa.

“Antes da implantação do Módulo de Documentos, costumávamos ter os arquivos guardados na rede, que não é acessível para o pessoal em campo na obra. Então, no início de cada nova obra montávamos pastas com os documentos necessários, e às vezes só no início dos trabalhos percebíamos que faltavam alguns. A centralização e a mobilidade deste módulo para acesso das últimas versões dos procedimentos no tablet foram essenciais”, relembra Thalita.

Sobre o Módulo de Qualidade

A principal mudança percebida pela coordenação de qualidade da empresa com a implementação do Módulo de Qualidade foi a agilidade nos serviços. “Acabávamos tendo que fazer um trabalho duplicado, pois levávamos o papel para o canteiro de obras e depois tínhamos que repassar tudo para o sistema que necessitava de internet para funcionar”, relembra Thalita.

Ela também explica que todas as informações necessárias para inspeções de serviço puderam ser incluídas no sistema, deixando muito mais claro e evidente os métodos para os profissionais responsáveis pela inspeção.

O Módulo de Qualidade também afetou positivamente no setor de produção, evitando a reincidência de problemas e acarretando na melhoria contínua.

Sobre o Módulo de Vistoria e Entrega

Além de aumentar a produtividade na aplicação de formulários e nos agendamentos com clientes, com a implantação do Módulo de Vistoria e Entrega a empresa revela que os problemas pós-entrega das chaves diminuíram.

“Temos como fazer todo o processo de inspeção final, entrega, vistoria e, agora, a assistência técnica dentro do Mobuss Construção. Dessa forma, podemos rastrear uma possível falha apontada por um cliente na assistência técnica. “Ela havia sido finalizada na inspeção final? Se sim, por que não foi corretamente tratada? Se não, o que a gente pode melhorar na inspeção para que aquilo não aconteça de novo?”, explica a coordenadora de qualidade.

Sobre o Módulo de Assistência Técnica

O fator mais relevante alcançado com a implantação do Módulo de Assistência Técnica foi o aumento no percentual da satisfação do cliente final. A otimização do pessoal também foi outro fator relevante para a empresa. “Conseguimos com a mesma equipe atender expressivamente mais”, considera Thalita.

Sobre a Teclógica
Fundada há 24 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos.

Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina. Para mais informações, acesse www.teclogica.com.br. Acompanhe também no LinkedIn: https://go.teclogica.com.br/linkedin.

 

(Por Presse Comunicação)

1 Comentário

  1. Nelson fabris junior disse:

    Assistência pós venda é totalmente nula.

    Não há respostas nem pela ouvidoria da empresa.

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