Sesporte realiza o 8º Festival Paralímpico Escolar Recreativo de Joinville

Atividades ocorrem das 9h às 11h30, nas unidades Saguaçu II e III do Bom Jesus/Ielusc, no bairro Saguaçu.

O 8º Festival Paralímpico Escolar Recreativo de Joinville será neste sábado (11). O evento, realizado pela Secretaria de Esportes da cidade (Sesporte), por meio do Departamento de Paradesporto, é aberto ao público e será sediado nas unidades Saguaçu II e III do Bom Jesus/Ielusc (Rua Mafra, 84, bairro Saguaçu), das 9h às 11h30. 

Nesta edição, o festival reúne alunos com deficiência das escolas públicas e particulares, com no mínimo seis anos de idade, para desenvolverem e difundirem atividades paralímpicas e recreativas. Diferente das outras edições, esta acontecerá no fim de semana. 

A intenção, segundo a coordenadora do Paradesporto da Sesporte, Rosicler Ravache, é de que os pais participem deste contato para que facilite aos alunos a adaptação com a prática de esportes. 

“É importante que o pai veja que o filho é capaz de praticar esportes, apesar de ter sua deficiência. Queremos que pais e escola estejam ainda mais unidos”, destaca Rosicler. Um dos objetivos do festival é também encontrar possíveis novos atletas para o Parajesc

Durante o festival, os 220 alunos – previamente inscritos – de escolas públicas e particulares vão se socializar com seus 60 amigos convidados, por meio da prática de basquete sobre a cadeira de rodas, vôlei sentado e bocha paralímpica

Rosicler explica que as três edições do festival deste ano terão um formato diferenciado, atendendo às solicitações dos pais e professores. A duração do evento foi diminuída e o número de modalidades oferecidas foi reduzido para que os alunos não fiquem muito cansados, como foi percebido em edições anteriores. 

“Fizemos um sistema de rodízio das modalidades para que as crianças possam aproveitar muito mais e os técnicos possam avaliar as habilidades das crianças para indicá-las aos locais devidos para a prática do esporte”, completa Rosicler. 

As outras duas edições do festival vão acontecer em 21 de setembro e em 23 de novembro. Cada edição contará com modalidades diferentes de esportes. 

O 8º Festival Paralímpico Escolar Recreativo acontece com o apoio da Secretaria da Educação (SED) e do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe). Estagiários dos cursos de Educação Física da Univille e Bom Jesus/Ielusc e técnicos da Sesporte e Cepe vão acompanhar os alunos durante as atividades.

(Por Secretaria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Joinville)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *