Uma aula diferente: estudantes joinvilenses aprendem um pouco mais sobre beisebol

Foi uma aula diferente para meninos e meninas de 13 e 14 anos de oitavas séries da Escola Municipal Avelino Marcante, de Joinville. Os adolescentes participaram de uma aula inédita ao ar livre na tarde de segunda-feira (8/7) e aprenderam noções básicas de beisebol.

Os estudantes conheceram o campo de beisebol mantido pela Joinville Royal Beisebol, único do gênero de Santa Catarina. A entidade é formada por 23 amigos que treinam neste espaço desde 2012, em terreno alugado na avenida Santos Dumont.  

Esporte facilita a inclusão

“Esse esporte tem algumas características especiais e importantes para nossos jovens, como a disciplina, o respeito às regras, o vigor físico e a vivência coletiva”, explica o professor Rafael Scheunemann. Ele já praticava algumas jogadas do esporte com os alunos.

“Trata-se de uma modalidade a mais, ao lado de futsal, basquete, vôlei e basebol. Com o diferencial de que facilita a inclusão, independentemente de altura, peso ou sexo. Enfim, eles curtem bastante o jogo”, diz Rafael.

A experiência está sendo possível graças à Walter Mukai, um dos amigos que mantêm o campo de treinos para o beisebol. Ele disponibilizou equipamentos como tacos, bolas, capacetes e luvas especiais. A união de esforços foi possível pelo fato de o campo estar localizado perto da Escola Avelino Marcante, no bairro Bom Retiro.

Comunidade pode assistir aos treinos

Walter Mukai reconhece que o beisebol é um esporte pouco praticado no Brasil. A modalidade está mais presente em regiões com presença de imigrantes ingleses, norte-americanos e japoneses. No grupo de amigos que fundaram em Joinville o Royal Beisebol estão japoneses, venezuelanos, cubanos e chilenos.

Além de contribuir com a formação cívica, esportiva e cultural dos jovens estudantes, um dos propósitos das aulas de beisebol é fomentar a prática esportiva na cidade. E até revelar talentos para integrar a Seleção Brasileira do esporte. Os interessados podem assistir aos treinos sempre aos sábados à tarde.

(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *