Voluntários vão checar declarações e promessas de candidatos a deputado em Joinville

Não vale tudo nas eleições. E para ajudar o eleitor a saber o que é verdadeiro e o que é falso nas campanhas dos candidatos a deputado da região, um grupo voluntário de jornalistas, estudantes e colaboradores de Joinville vai checar suas declarações e promessas. As checagens do grupo, batizado de Peneira, serão publicadas no site e nas redes sociais do projeto, a partir do início oficial da campanha, em 16 de agosto.

A iniciativa empregará técnicas de fact-checking (checagem de fatos). Essa metodologia do jornalismo seleciona frases e informações para uma apuração mais profunda, que resulta num veredito sobre a informação. Esse veredito é transformado em um selo, que indica como a equipe classificou a informação.

(Arte: Peneira)

O Peneira adotará as seguintes classificações para as declarações: Falso, Verdadeiro e Não é bem assim. Para as promessas de campanha, serão usadas as classificações: Dá pra fazer, Não dá pra fazer e É difícil, mas dá.

O público será convidado a enviar pelo Whatsapp capturas de tela de publicações ou mensagens que julgar duvidosas.

Transparência

O fact-checking também se distingue da forma padrão de reportagem por mostrar ao leitor os passos da apuração feita pelo checador. Além disso, o grupo deve deixar claras as regras que segue e como é financiado. O Peneira não tem fins lucrativos nem remunera seus colaboradores. Ele conta com apoio do curso de Jornalismo do Bom Jesus Ielusc, sem qualquer outro envolvimento com a instituição. O projeto não tem laços com políticos, partidos ou movimentos políticos nem candidatos.

A metodologia do Peneira se baseia em recomendações da International Fact-Checking Network, embora não seja associado.

 

Onde ver

Acompanhe as checagens nos perfis @peneirachecagem, no Twtiter e no Facebook, e no www.peneirasite.blogspot.com.

Os prints das mensagens devem ser enviados pelo Whatsapp para o número 47 9 9211 4002.

 

Como participar

Os interessados, jornalistas ou não, devem participar do Laboratório de Checagem no dia 28 de julho, às 9h, no Bom Jesus Ielusc, centro de Joinville. O trabalho é voluntário.

Informações pelo e-mail falecomopeneira@gmail.com

 

(Fonte: https://peneirasite.blogspot.com/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *